A tão sonhada nitidez

Passei o domingo estudando fotografia, mais precisamente sobre nitidez. Nitidez é o sonho de consumo de qualquer pessoa que manipula uma câmera, seja profissional ou amadora.

Como sabemos, a nitidez está relacionada a vários aspectos: lente, foco, profundidade de campo, movimentação das mãos ou do objeto, filtro, cena sem contraste, instabilidade do tripé, etc.

No fim das contas, a nitidez é a percepção do contraste dos pequenos detalhes em uma imagem visualizados a uma distância suficiente para serem identificados.

Cada um dos problemas citados acima, que interferem na nitidez das imagens, tem uma solução. Nem sempre a solução é perfeita e, muitas vezes, ela exige algo em troca da nitidez, como por exemplo, aumento do ISO.

Um aspecto bastante interessante para preservar a nitidez das imagens é a utilização da abertura adequada da lente.

É sabido que grandes aberturas diminuem a profundidade de campo, interferindo na nitidez. Porém, a utilização de um diafragma muito fechado também pode comprometer a qualidade da nitidez da imagem por meio da difração.

Para entender sobre a difração, nada melhor do que entender o seu signficado. Assim, difração é um fenômeno da física que acontece quando uma onda encontra um obstáculo e o contorna através de uma fenda.

Ou seja, o diafragma muito fechado é um obstáculo para a luz, que quando atravessar a abertura muito pequena irá produzir ondas de luz difratadas, ou seja, a trajetória das ondas de luz será desviada.

Um ponto de luz numa imagem deve ser necessariamente um ponto de luz. Dessa forma, se o seu ponto de luz se transformou numa bela estrela de várias pontas, sua imagem sofreu a tal difração.

O problema da difração pode ser solucionado de algumas formas: aberturas intermediárias, utilização de lentes tilt-shift ou stack focus.

Como não tenho ainda uma lente tilt-shift e como o stack focus é mais aplicado a pequenos objetos, para as minhas fotografias o melhor mesmo é usar um diafragma intermediário quando quero uma imagem mais nítida.

Foto feita com a Canon 6D, lente 50 mm em f/7.1, 1/320, ISO 320.

 

Please reload

Fernanda Pimentel Fotos
Fotografia Infantil
Brasília / DF
fernandapimentelfotos@gmail.com
(61) 9 9215-8933
2020 ® Fernanda pimentel fotos | Todos os direitos reservados. site desenvolvido por wuum.