Efeitos criativos

FREE LENSING – desencaixar a lente da câmera gerando efeitos interessantes como: desfoque intenso, vazamentos de luz e manchas pretas nas laterais desencostadas. Este efeito é melhor obtido em lentes fixas e uma das mais bacanas para conseguir o efeito é justamente minha 50mm f/1.4.

PANNING – a ideia é borrar os objetos parados da cena e congelar o que está em movimento. Para conseguir este efeito é recomendado usar velocidade de, no máximo, 1/60 e movimentar a câmera acompanhando o objeto em movimento.

LIGHT PANTING – literalmente consiste em pintar com a luz. Para este efeito o tripé ou algum apoio é indispensável, pois é necessário usar velocidades lentas, de alguns segundos. Como o obturador ficará aberto por mais tempo, para compensar o excesso de luz o ideal é usar um diafragma mais fechado. Depois de tudo configurado é só movimentar a fonte de luz, seja uma lanterna, uma vela ou qualquer outra.

BOKEH – é o mesmo que desfoque. Desfocando luzes temos um bokeh fofo.

PUXADA DE ZOOM – disparar o obturador e rodar o zoom ao mesmo tempo. O motivo principal fica focado enquanto o resto da cena fica com sensação de movimento. Recomenda-se o uso de tripé, pois o ideal é utilizar uma velocidade moderada e, como a lente será movimentada, a chance de tremer a câmera é grande. Em ambientes bem iluminados ou durante o dia convém utilizar diafragma mais fechado com ISO baixo para compensar a velocidade mais baixa.

O efeito criativo da foto ilustrativa desta publicação não corresponde a nenhum destes citados. O efeito utilizado foi lente embaçada, o que deu um aspecto de neblina na foto.

 

Please reload

Fernanda Pimentel Fotos
Fotografia Infantil
Brasília / DF
fernandapimentelfotos@gmail.com
(61) 9 9215-8933
2020 ® Fernanda pimentel fotos | Todos os direitos reservados. site desenvolvido por wuum.