top of page
  • Foto do escritorFernanda Pimentel

O que esperar de um fotógrafo infantil

Para fotografar crianças é preciso ter muita sensibilidade. Mas é preciso também uma série de outros requisitos. Antes de mais nada, tenha em mente que a maioria das crianças não gosta de ser fotografada. Então, a primeira coisa a fazer é conquistar a simpatia da criança.

Ensaios são absurdamente enfadonhos para uma criança. Ensaios em cenário, que exigem que a criança fique limitada a um só lugar, mesmo que esteja à vontade, tem que ser feitos muito rapidamente. Não se pode ficar pedindo para criança fazer pose e sorrir para a foto. Ela não vai fazer isso. Monte um cenário com objetos que possam atrair a criança e deixe que ela fique bem à vontade enquanto os cliques vão saindo. Meia hora é o tempo máximo pra esse tipo de ensaio.

Em ensaio ao ar livre é possível conseguir que a criança colabore um pouco mais. Porém, não espere que a criança vai sorrir e fazer pose enquanto o que ela mais quer no momento é correr e se divertir. E é justamente neste momento que os cliques saem. Aproveite o tempo em que a criança está entusiasmada com a novidade do lugar e das brincadeiras e faça muitos cliques, pois logo ela vai cansar e não vai rolar mais nada. Este tipo de ensaio até pode durar mais do que meia hora, mas sempre deixando a criança livre e bem à vontade.

Ensaios em casa são interessantes. Algumas crianças ficam tímidas mas outras querem mostrar tudo, a casa, os brinquedos, etc. Nesta hora é bem legal conseguir muitas fotos se você se mostrar interessado por tudo o que ela fala e seguir o diálogo perguntando e conversando.

Festas são lugares perfeitos para se conseguir cliques impagáveis!

De qualquer forma, para qualquer tipo de fotografia infantil, o fotógrafo precisa:

Ser paciente.

Respeitar o tempo e a vontade da criança.

Ser rápido.

Usar roupas confortáveis.

Ter pique e disposição para correr, subir, escalar, deitar, sentar, pular, cantar, dançar, brincar, agachar...

Estar atento e concentrado na criança.

Aproveitar o mínimo de oportunidades que aparecerem.

Envolver a família.

Usar a criatividade.

Conhecer o universo infantil.

E, por fim, estar preparado para imprevistos.





bottom of page