Importantíssimo se lembrar sempre do mantra da fotometria: superexpor tons claros, subexpor tons escuros.
Este mantra é que assegura que as fotos sairão nas tonalidades corretas.
Bom, vamos lá, aprendi coisas extremamentes básicas porém importantes, fundamentais para se entender sobre o processo de fotometria:
Primeiro é que a câmera não "enxerga" cores e sim tons.
Segundo que o fotômetro da câmera sempre busca o tom médio, o cinza médio.
Terceiro que este tom cinza médio tem suas variações para mais e para menos, desde o branco puro até o preto puro.
Logo, se ao fotometrar uma cena, formos considerar o fotômetro da câmera, esta cena sempre irá apresentar o tom cinza médio.
O fotômetro da câmera reconhece tons claros (brancos) e escuros (pretos) como excesso e falta de luz, respectivamente. Dessa forma, ele irá tentar corrigir o excesso e a falta de luz indicando a fotometria ideal para o cinza médio.
Se formos obedecer ao que o fotômetro da câmera indica, jamais teremos a representação fiel do branco puro e do preto puro.
Por isso, ao fotometrar uma cena com tons brancos ou pretos, deve-se sempre buscar a compensação de exposição conforme manda o mantra da fotometria: superexpor tons claros, subexpor tons escuros.
Obrigada mais uma vez aos cursos do IF e da Eduk, com a aula de Flávio Demarchi.