top of page
  • Foto do escritorFernanda Pimentel

Luz de preenchimento com flash em TTL


O flash é uma fonte de luz artificial e direta. Quando não rebatida ou difundida sua luz gera sombras marcadas, brilhos especulares e áreas escuras onde a luz não chega.

Em alguns casos o flash é utilizado como fonte de luz principal mas, na maioria das vezes durante eventos, ele é usado como fonte de luz auxiliar.

O que distingue o uso do flash como fonte de luz principal e fonte de luz auxiliar é a fotometria da luz ambiente.

Quando o flash é utilizado como fonte de luz principal, a medição da luz ambiente não é considerada na fotometria. Ou seja, a fotometria é feita somente com base na exposição da luz do objeto. Daí teremos uma fotografia com o objeto bem iluminado, fundo escuro e sombras marcadas.

Quando o flash é utilizado como fonte de luz auxiliar, é necessária que se faça a medição da luz ambiente para que se tenha uma cena com iluminação homogênea e destaque do objeto principal, pois o alcance da luz do flash é pequeno, não dá conta do ambiente inteiro.

Por isso, muitas vezes o uso de ISO alto em ambientes fechados é indispensável, mesmo com o uso do flash. Além de auxiliar na fotometria correta do ambiente, o ISO alto não sobrecarrega tanto o flash, economizando pilhas e te deixando na mão durante o evento por estar super aquecido.

Além do ISO, velocidade e abertura também devem estar configurados de acordo com a luz ambiente. A câmera tem que estar condizente com a luz ambiente, pois o flash em ttl não trabalha sozinho, não é ele que faz a leitura da luz. O flash em ttl trabalha em parceria com a câmera.

Mantra do flash ttl em eventos: a câmera controla a luz ambiente e o flash controla a luz do objeto, ou seja, a área focada na cena.

Canon 6d f5 ISO 5000 105mm

Canon 6d f4 ISO 5000 35mm

Canon 6d f5 ISO 5000 105mm

Canon 6d f4,5 ISO 4000 60mm

Canon 6d f4,5 ISO 4000 55mm






bottom of page