top of page
  • Foto do escritorFernanda Pimentel

Calibrando o fotômetro


A fotometria é a grande mágica da fotografia. Composição, enquadramento e foco também são importantes, mas uma boa fotometria é o grande diferencial.

A câmera tem recursos para dar uma forcinha no ajuste da fotometria. São os modos de medição:

Matricial: leva em consideração toda a imagem, é ideal para quando todas as áreas da foto devem ficam em equilíbrio de luminosidade. Modo ideal para quando não há muito contraste de luminosidade.

Parcial: quando apenas a área central deve ser considerada na fotometria, deixando as extremidades da foto subexpostas ou superexpostas.

Pontual: apenas uma pequena área no centro da imagem é considerada para a fotometria, ideal para situações quando há um pequeno ponto de interesse e o restante da foto pode ficar com o fundo claro ou escuro. No caso de o objeto a ser considerado não estar no centro, deve-se fazer a medição com ele centralizado e depois recompor.

Ponderado: é o intermediário entre a medição matricial e a parcial. Indicado para quando o assunto no centro da imagem é o mais importante mas as extremidades não podem ficar muito claras ou muito escuras.






bottom of page